Tireoide | Saiba qual a função dessa glândula em nosso corpo

Homem apertando a garganta - tireoide

Tireoide | Saiba qual a função dessa glândula em nosso corpo

Publicado em

Você, com certeza, já ouviu falar da Tireoide, mas você sabe o que é isso, ou melhor, o que ela é?

Considerada por muitos como uma doença, a tireoide é apenas uma parte de nosso corpo, mas para que não restem mais dúvidas, a equipe do Corretores de Planos de Saúde preparou um artigo completo sobre ela, confira:

Veja também: Risco de infarto é maior no inverno! Saiba os motivos

O que é a tireoide

mulher segurando a garganta - tireoide

A tireoide é uma glândula com formato semelhante ao de uma borboleta. Pesa entre 15 a 25 gramas e está situada no pescoço, logo abaixo do pomo de adão.

Ela é responsável por regular a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela produz hormônios como: T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), garantindo assim o equilíbrio do organismo.

A tireoide atua no crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, memória, concentração, humor e no controle emocional.

O mal funcionamento da tireoide é que pode ocasionar doenças como hipertireoidismo e hipotireoidismo. Abaixo, falaremos mais sobre essas doenças.

O que é Hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é uma doença que faz o corpo produzir muitos hormônios da tireoide. Ela possui alguns sintomas, como por exemplo:

  • Perda de peso;
  • Olhos salientes;
  • Suores;
  • Pescoço inchado;
  • Aumenta a tireoide;

Como tratar essa doença?

Para fazer o tratamento, o endocrinologista precisa levar em consideração as causas do distúrbio, a idade e o estado geral do paciente para prescrever a receita certa.

O tratamento pode ser feito via oral, pois os remédios bloqueiam a liberação dos hormônios em grande quantidade.  

O tratamento deve ser acompanhado de perto, devido ao fato de que os remédios podem provocar efeitos colaterais no estômago e também na pele.

Dependendo do estágio em que a doença estiver, também é possível recorrer a cirurgia para a retirada da tireoide ou fazer terapia com iodo radioativo (medicamento à base de iodo que emite radiação), que destrói parte da glândula.

Para controlar a exoftalmia (projeção do globo ocular para fora de sua órbita) o recomendado é procurar um endocrinologista e um oftalmologista.

O que é Hipotireoidismo?

Condição que faz com que a glândula tireoide não produza a quantidade suficiente de hormônios.

A deficiência de hormônios da tireoide, pode afetar, por exemplo, a frequência cardíaca, a temperatura e todos os aspectos do metabolismo.

O hipotireoidismo é mais predominante em mulheres idosas. Os principais sintomas dessa doença são:

  • Fadiga;
  • Sensibilidade ao frio;
  • Constipação;
  • Pele seca;
  • Ganho de peso inexplicável;
  • Cabelo seco;
  • Tamanho da tireoide diminuído;

Como tratar esse problema?

O tratamento padrão para o hipotireoidismo envolve o uso diário de uma versão sintética do hormônio T4 (tetraiodotironina): A Levotiroxina. Essa medicação é oral e restaura os níveis hormonais adequados, revertendo os sinais e sintomas.

Após mais ou menos duas semanas de tratamento, começarão a aparecer os resultados. A medicação também diminui gradualmente os níveis de colesterol e ajuda também a reverter um eventual ganho de peso provocado pela doença.

Como evitar distúrbios na tireoide?

Uma boa dica para não acabar com algum dos diversos distúrbios na tireoide, é evitar os plásticos que contém bisfenois. Um dos mais conhecidos é o bisfenol A.

Bisfenol A, é um composto orgânico usado juntamente com outras substâncias na fabricação de polímeros de policarbonato e resinas epóxi, materiais que são usados na fabricação de plásticos.

Esse composto tem propriedades semelhantes a alguns hormônios e eles são muito usados na fabricação de mamadeiras. Sendo assim, temos que estar atentos sempre para que o bebê/criança não tenha algum distúrbio na tireoide por conta dessa substância.

Também pode te interessar: Plano de saúde cobre DIU? Veja todas as informações

Agora que você sabe tudo sobre tireoide e os distúrbios que ela pode causar em nosso corpo, é hora de se preocupar com a sua saúde como um todo. Faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta o melhor atendimento médico, bem como acesso a hospitais de renome!


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2020 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital