Plano de saúde cobre vacinas? Entenda as condições

Enfermeiro segurando vacina e seringa - plano de saúde

Plano de saúde cobre vacinas? Entenda as condições

Publicado em

As vacinas são uma das principais formas de se proteger de diversas doenças causadas por vírus e bactérias, mas o que muitas pessoas têm dúvida é em relação à cobertura dos planos de saúde. Afinal, o plano cobre ou não cobre as vacinas?

Se você também quer tirar essa dúvida, leia na íntegra o artigo feito pela equipe do Corretores de Planos de Saúde e descubra: 

Veja também: Qual é o melhor plano odontológico? Confira algumas opções

Tipos de vacinas 

Enfermeiro segurando vacina e seringa - plano de saúde

As vacinas são feitas de vírus ou bactérias modificadas, que estimulam a criação dos anticorpos específicos para o organismo. Assim, caso corpo venha sofrer com o ataque de um desses agentes patológicos, ele estará pronto para se defender. 

Existem 4 tipos de vacinas: 

  • Vacina Combinada – é feita com mais do que um agente infeccioso e oferece proteção por mais de uma doença
  • Vacina Conjugada – é feita com agentes patogênicos que estimulam a reação do sistema imunológico
  • Vacina Atenuada – é feita com agentes vivos que não conseguem causar a doença
  • Vacina Inativada – é feita com bactéria ou vírus mortos através de processo químico;

As vacinas são cobertas pelo plano de saúde?

Na época de campanha de imunização, para tomar vacina é simples, bastando ir com a carteira de vacinação até o posto de saúde mais próximo. Porém, em situações de surtos como o que estamos vivendo, as pessoas querem ser vacinadas o mais rápido possível. 

Nesses momentos, as pessoas começam a pensar na cobertura dos planos de saúde. Segundo as regras e definições da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a vacinação não entra na categoria de procedimentos obrigatórios para os planos de saúde. Assim, eles podem colocar ou não as vacinas como parte do que é oferecido em seus planos. 

Porém, existe uma vacina que é coberta por todos os planos de saúde: a PPD (Tuberculina), IDER. Ela é utilizada para prevenir as seguintes doenças: caxumbaestreptoquinase-dornase e hipersensibilidade retardada candidina. Essa vacina também pode ser utilizada no tratamento contra a tuberculose, vírus vacinaltricofitina

Como saber se o meu plano de saúde cobre vacinas? 

Para descobrir se o seu plano cobre vacinas e quais são cobertas por ele, é só procurar pelo contrato ou ligar para a operadora e pedir pela informação. 

Vacinação na rede particular 

Mesmo não sendo parte dos planos, as vacinas também são encontradas nas clínicas particulares especializadas. Elas ficam disponíveis durante todo o ano, mas precisam ser pagas. 

Vacinação no sistema público 

A vacinação da população é de responsabilidade do SUS (Sistema Única de Saúde), que organiza e põe em prática os programas de imunização. O sistema atua de forma centralizada para se adaptar à cada região do Brasil e garantir que todos recebam as vacinas. 

No Calendário Nacional de Vacinação, ficam as datas das campanhas de vacinação que acontecerão. Ele é divulgado pelo Ministério da Saúde e sempre é publicado no começo de cada ano. Mas, é importante ficar atento, pois podem acontecer mudanças e campanhas de vacinação específicas. 

As campanhas de imunização já ajudaram a erradicar doenças como a varíola e a poliomielite, além de diminuir os casos e óbitos por rubéola, tétano e sarampo

Também pode te interessar: Plano de Saúde Individual | Descubra como funciona e como contratar

Se você está em busca de um plano de saúde que caiba no seu orçamento e que atenda suas necessidades, faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta o melhor atendimento médico para você e sua família!


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2020 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital