Plano de saúde cobre DIU? Veja todas as informações

Médico segurando DIU

Plano de saúde cobre DIU? Veja todas as informações

Publicado em

Dentre os muitos métodos contraceptivos, o DIU se destaca por sua eficiência e durabilidade, além de poder ser removido quando a mulher quiser engravidar. Por ser tão importante, muitas pessoas se perguntam se esse procedimento é coberto pelos planos de saúde.

Hoje, a equipe do Corretores de Planos de Saúde irá responder essa pergunta e falar mais sobre o DIU, confira:

Veja também: Plano de saúde cobre vacinas? Entenda as condições.

Os planos de saúde cobrem o DIU?

Mão segurando DIU

Segundo a ANS, a implantação do DIU, seja ele do tipo hormonal ou não, deve ser coberta obrigatoriamente pelos planos de saúde. Além disso, os planos também devem cobrir a troca do dispositivo ao fim da validade, bem como a substituição ou retirada do mesmo, caso haja complicações, da idade da paciente, da opção desta por engravidar ou de outros motivos para os quais haja indicação clínica.

O que é o DIU?

DIU significa DISPOSITIVO INTRAUTERINO, sendo colocado através de um exame chamado HISTEROMETRIA. Um pequeno dispositivo em formato de T, que possui um cilindro de liberação lenta de devon gesiel, que é semelhante à progesterona feminina.

O fio na extremidade distal, que fica aparente pelo colo uterino, é um método de guia para inserir e para retirar o dispositivo.

Diferença

Existem dois tipos diferentes de dispositivos, sendo eles:

DIU MIRENA, possui hormônios em sua composição

DIU DE COBRE, que não possui hormônios

Uma das principais diferenças entre eles está no efeito da menstruação. Enquanto o DIU de cobre deixa a mulher menstruar, aumentando o fluxo menstrual, o DIU hormonal deixa a mulher sem menstruar.

O DIU MIRENA age através de três mecanismos. O primeiro mecanismo altera o muco cervical, fazendo com que a maioria dos espermatozoides que entram no útero acabem morrendo. O terceiro mecanismo é o afinamento da camada interna do útero, fazendo com que ela descame no local onde é implantado o embrião.

Para que serve?

Ele serve tanto para concepção quanto para alguns tipos de tratamento de algumas doenças femininas uterinas, como por exemplo: endometriose, hemorragia disfuncionais, menopausa e entre outras indicações.

Melhor período para a inserção?

O melhor período para a inserção do DIU, deve ser avaliado individualmente por cada médico.

Em mulheres onde o colo do útero é muito estreito, que nunca engravidaram, o médico pode sugerir que ele seja colocado durante o período menstrual, por ser mais fácil a abertura do colo para a passagem do DIU.

Caso não seja obrigatória a inserção no período menstrual, também deve-se considerar períodos como gravidez e outras doenças que contraindiquem a inserção do DIU.

Como é feita a inserção do DIU Mirena?

Geralmente, o procedimento de inserção do DIU é pouco doloroso. Na maioria das vezes, é realizado em consultório com anestesia local, onde a paciente terá de ficar em repouso por um período depois da inserção, evitando carregar peso e relações sexuais. No dia seguinte ao procedimento, ela pode retomar suas atividade e, caso seja necessário, controlar a dor com analgésicos comuns.

Quais são os efeitos colaterais?

Por liberar hormônios no organismo, o DIU pode acabar causando algumas reações adversas, principalmente nos primeiros meses de uso, porém isso varia de acordo com o organismo de cada mulher. Os sintomas podem incluir:

  • Cefaleia;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço mamário;
  • Inchaço no pé da barriga ou dor pélvica;
  • Sangramento disfuncional, um sangramento anormal em pequena quantidade, mas constante;

Todos esses sintomas podem ser controlados com medicações simples.

Outros efeitos menos comuns podem ocorrer, tais como a acne, que acomete menos de 10% das usuárias do DIU mirena, mas que costuma melhorar com o tempo.

Também pode te interessar: Quem tem MEI tem desconto em plano de saúde? Entenda

Agora que você conhece mais sobre esse método contraceptivo, garanta sua saúde como um todo, com atendimento médico de qualidade e em hospitais renomados. Faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e adquira seu plano de saúde.


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2020 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital