O que é a ANS, como ela funciona e para que serve?

equipamentos médicos - ANS

O que é a ANS, como ela funciona e para que serve?

Publicado em

Se você é um corretor de planos de saúde, ou está em busca de um plano, certamente já deve ter ouvido falar em ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Caso você não saiba para que ela serve, ou a relação dela com os planos de saúde, a equipe do Corretores de Planos de Saúde preparou um artigo especial, que responderá todas as suas dúvidas, confira:

Veja também: Como vender planos de saúde pela internet? Conheça algumas dicas

O que é a ANS?

Médico e executivo apertando as mãos - ANS

A Agência Nacional de Saúde Suplementar, mais conhecida como ANS é uma agência reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pelo setor de planos de saúde do Brasil.

Quais são os serviços que a ANS deve cobrir?

A ANS define uma lista de consultas, tratamento e exames que denominam de Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde devem oferecer obrigatoriamente, conforme cada tipo de plano (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia).

Em suma: por mais básico que seja um plano de saúde, existem alguns serviços obrigatórios que eles devem cobrir, que são estipulados por essa agência.

Internação

Nem todos os planos possuem o direito a internação hospitalar. Os planos que dão a você esse direito são os planos hospitalares com obstetrícia, sem obstetrícia ou plano referência.

Para que saiba qual é seu plano é necessário olhar em seu contrato.

Órteses e próteses

Órtese- É todo dispositivo transitório ou permanente utilizado para auxiliar as funções de um membro, tecido ou órgão do corpo, evitando assim que o mesmo tenha deformidades ou sua progressão e compensando insuficiências funcionais.

Prótese- É todo tipo de dispositivo permanente que substituí parcial ou totalmente um membro, tecido ou órgão.

Em contratos não regulamentados pela lei número 9.656 da ANS (Que dispões sobre os planos e seguros privados de assistência a saúde) é frequente haver exclusão de cobertura á próteses e órteses.

No entanto, no décimo artigo desta mesma lei, é permitida a exclusão da cobertura de fornecimento dos materiais citados acima que não estão ligadas ao ato cirúrgico, como por exemplo:

  • Óculos;
  • Coletes ortopédicos;

A AMB (Câmara Técnica de Implantes da Associação Médica Brasileira), da qual a ANS é participante, realizou o trabalho de classificação desses materiais.

Em quais regiões meu plano de saúde pode ser usado?

Para obter essa informação, verifique no seu contrato qual é a área geográfica de cobertura que o seu plano possuí. Ela pode ser tanto de grupos de municípios, grupos de estados, nacional ou válida apenas no estado em que reside.

Qual a diferença da ANS e do SUS?

O atendimento do SUS funciona com um sistema de hierarquização de ações e serviços de saúde, de acordo com o grau de gravidade daquilo que o paciente sofre.

A proposta é que os pacientes que sofrem de algo menos grave, sejam atendidos à distância sem a necessidade comparecer fisicamente ao local.

Já a ANS, não funciona de maneira hierárquica, apesar de também possuir o atendimento à distância para as pessoas que por algum motivo preferem não comparecer fisicamente.  

Uma outra coisa que diferencia a ANS é que ela possui uma central de atendimento voltada exclusivamente para deficientes auditivos.

Lembrando que, não importa se você opta por um atendimento pago ou gratuito, o importante é que você receba os cuidados ao qual você necessita.

Também pode te interessar:

Na plataforma Corretores de Planos de Saúde, você encontra as melhores ferramentas para vender na internet e captar novos clientes, incluindo até mesmo instruções que lhe ajudarão a criar seu próprio marketing digital. Faça agora mesmo seu cadastro gratuito e aproveite tudo.


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2020 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital