Descubra o que é SUSEP, qual é a sua função e como faz para tirar

Pessoas assinando contrato - susep

Descubra o que é SUSEP, qual é a sua função e como faz para tirar

Publicado em

Ter um seguro ou um convênio médico deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade, ainda mais em tempos de pandemia, onde a preocupação com a saúde ficou ainda maior. Com o aumento da demanda, aumentou também a quantidade de pessoas que querem se tornar um corretor, mas a primeira coisa que acabam se deparando é com a sigla SUSEP.

Se você quer se tornar um corretor de saúde e não sabe o que é a SUSEP ou para que ela serve nesse ramo, a equipe do Corretores de Planos de Saúde preparou um artigo especial que pode te ajudar, confira:

Veja também: O que é a ANS, como ela funciona e para que serve?

O que é SUSEP?

Logo da SUSEP

Para um corretor, é fundamental saber o que é a SUSEP. Também conhecida como Superintendência de Seguros Privados, o órgão é responsável por autorizar, controlar e fiscalizar o mercado de seguros.

A SUSEP é responsável também por fiscalizar as empresas que vendem seguros, garantindo que elas cumpram toda as normas estabelecidas por lei e que a cotação de seguro esteja de acordo com a legislação. Ou seja, sem abusos.

Além de regular as empresas que atuam na área de seguros, a SUSEP fiscaliza também o trabalho dos corretores, protegendo esses profissionais e também os consumidores que irão adquirir apólices.

Qual a função da Susep?

Conforme comentamos brevemente no parágrafo anterior, a função desse órgão é regular. A Superintendência regula as empresas, para garantir que elas respeitem as regras de concorrência e também os produtos ofertados, para garantir que estão dentro do que se espera de um seguro.

Além disso, a SUSEP regula o trabalho dos corretores, agindo em caso de falhas ou fraudes, garantindo também que os bons profissionais estejam respaldados e possam continuar sua atuação.

Como faz para tirar Susep?

Como dissemos, a Susep regula não apenas as empresas, mas também os profissionais que atuam como corretor de seguro. Por isso, quem pretende se tornar um corretor precisa tirar uma credencial da SUSEP.

Essa habilitação é necessária para que o futuro corretor esteja de fato pronto para comercializar os produtos e é realizada da seguinte maneira: os interessados, que devem possuir o ensino médio completo, farão aulas com pessoas experientes no mercado de seguros.

Nestas aulas, conhecerão as legislações específicas do setor e como devem fazer a intermediação entre cliente e seguradora, respeitando os direitos de quem compra, mas sem prejudicar seu patrimônio. O curso é realizado na Escola Nacional de Seguros.

Após às aulas, o candidato deverá realizar um exame que avaliará seu nível de conhecimento sobre as disciplinas apresentadas. Se aprovado, ele receberá um certificado de conclusão e, a partir daí, poderá solicitar à SUSEP seu cadastro como corretor.

Mas atenção: depois de ser aprovado nas avaliações, o novo corretor deve procurar, naquelas seguradoras em que ele acredita mais se encaixar, seu cadastro para que possa entrar em contato com os clientes. Esse processo é feito de forma eletrônica, via site das seguradoras. Ali, o interessado saberá a relação de documentos que deverá apresentar.

Com essas dicas, você conseguirá se tornar um corretor de sucesso.

Também pode te interessar: Como vender planos de saúde pela internet? Conheça algumas dicas

Se você está iniciando sua carreira como corretor ou já é um veterano do ramo, a Corretores de Planos de Saúde tem as ferramentas ideais para lhe ajudar a fazer seu marketing digital e captar novos clientes. Faça agora mesmo seu cadastro gratuito e desfrute de todos os benefícios que a plataforma oferece!


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2020 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital