Como funciona o Projeto Sua Saúde, criado pela ANS

Como funciona o Projeto Sua Saúde, criado pela ANS

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O Projeto Sua Saúde tem como objetivo melhorar a comunicação entre planos e clientes

Visando melhorar a relação entre operadoras de saúde e consumidores, a Agência Nacional de Saúde criou o Projeto Sua Saúde. O principal foco é colocar o cliente em uma posição mais proativa nas decisões realizadas pelos convênios médicos.

Inspirada em projetos de sucesso realizados em vários países, a iniciativa conta com um grande grupo participante que auxilia a ANS a avaliar os critérios técnicos das sugestões dadas pelos clientes.

Esse grupo é composto por:

  • Aliança para a Saúde Populacional (ASAP)
  • Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE)
  • Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV)
  • Associação Médica Brasileira (AMB)
  • Banco Safra
  • Conselho Federal de Farmácia
  • Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
  • Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/FIOCRUZ)
  • Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ)
  • Gama Saúde
  • Grupo AMIL
  • GVSaúde/FGV-EAESP
  • Hospital Israelita Albert Einstein
  • Hospital Pró-Cardíaco
  • Hospital Sírio-Libanês
  • SindLab – Sindicato dos Laboratórios de Minas Gerais
  • Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista
  • Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)
  • Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN)
  • Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML)
  • Unimed BH
Projeto Sua Saúde

Quais são os benefícios do Projeto Sua Saúde?

O projeto tem como foco melhorar a relação entre clientes e operadoras, para que ambos possam sair beneficiados de um dialogo entre as duas partes. A ANS lista os principais ganhas que cada lado ganhará.

Para o paciente

  • Coloca o paciente como elemento ativo e corresponsável do cuidado
  • Aumenta o bem-estar e a segurança do paciente
  • Potencializa resultados benéficos do tratamento e possibilita uma melhor evolução do paciente
  • Melhora a confiança do paciente em relação aos demais participantes do seu cuidado, incluindo o profissional médico

Para quem cuida do paciente

  • Maior adesão do paciente ao tratamento, com mais probabilidade de obtenção de bons resultados
  • Fidelização do paciente ao profissional de saúde
  • Diminuição do risco de entendimento equivocado das prescrições e recomendações
  • Maior satisfação do profissional de saúde com sua prática clínica

Assim como para a maioria dos tópicos de nossa sociedade, o diálogo é sempre a melhor opção para se resolver conflitos. Essa conversa direta entre usuários e operadoras é crucial para que os planos entendam quais são as maiores necessidades dos pacientes.

Busca-se então, um equilíbrio entre as sugestões e os critérios definidos pela ANS e seguidos pelas operadoras.

A ANS recomenda que o paciente sempre leve uma lista que contenha as suas necessidades e sugestões para o atendimento. Caso o centro médico esteja incluído nas redes parceiras, a sugestão será levada em conta.

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