Como cobrar os clientes da forma correta

Como cobrar os clientes da forma correta

Publicado em

Cobrar clientes pode ser um processo ruim para muitos corretores, aprenda aqui como fazer

Quem trabalha com venda de produtos ou serviços sabe que fechar o negócio está longe de ser a última etapa na relação com os clientes. Muitas vezes as pessoas se comprometem a pagar e acabam esquecendo de arcar com sua responsabilidades.

Em certas situações o vendedor se vê obrigado a intervir e abordar o cliente sobre o pagamento da fatura atrasada. No entanto, esse momento tende a ser nervoso para o lado do vendedor, afinal ninguém gosta de cobrar os outros, especialmente se têm dinheiro envolvido da equação.

Mas também não se pode ignorar o fato da pessoa estar desonrando compromissos com a empresa quando não paga em dia. Para unir o útil ao agradável, listamos aqui algumas dicas para lidar com esse momento.

Clientes

Não aborde os clientes logo de cara

Para que a cobrança seja feita de forma natural é importante estabelecer uma série de etapas. As vezes as pessoas realmente esquecem de realizar os pagamentos, e não é nada agradável receber uma ligação mal educada te cobrando para pagar.

Para resolver esse problema, efetue a cobrança aos poucos. O que queremos dizer com isso é: inicie enviando uma mensagem por email lembrando da dívida, por exemplo. Em seguida, caso o cliente não pague, vá aumentando a frequência das mensagens e diversifique os meios (SMS, WhatsApp).

Depois de duas semanas sem o cliente pagar, essa é uma boa oportunidade para fazer contato telefônico.

Use os contatos para realizar a pré-cobrança

Uma tática muito efetiva para ajudar os clientes a lembrarem de pagar suas dívidas é lembra-los da cobrança antes da data de vencimento. Como citamos no tópico anterior, na correria do dia a dia às vezes ocorre da pessoa esquecer de pagar uma conta ou outra.

Por isso utilizar mensagens de SMS para lembrar que a fatura está para vencer é uma ótima opção pois ajuda o cliente a pagar as contas em dia e evitar multas., gerando até mesmo uma simpatia maior pela empresa.

Seja cordial nas cobranças

É necessário se colocar no lugar do cliente que está com a fatura vencida. O atraso pode ter sido causado por um esquecimento mas também pode ser fruto de uma crise financeira pessoal. Muitas pessoas deixam as contas que não são essenciais para a sobrevivência de lado até conseguirem pagar.

Nesse momento é preciso ser cordial e entender o lado dos clientes. Também é um momento oportuno para tentar renegociar dívidas, se colocando ao lado do cliente, e não contra ele.

Agora que você já aprendeu mais uma técnica para falar com seus clientes, venha conhecer as técnicas de venda que fazem toda a diferença na hora de concretizar o negócio. Existem outras ferramentas que podem te ajudar e muito a captar novos clientes. Na Corretores de Planos de Saúde, você encontra tudo o que precisa para realizar seu próprio marketing digital.

Faça agora mesmo o seu cadastro gratuito e usufrua de todos os benefícios da plataforma!

E para ficar por dentro de todas as notícias relacionadas à convênios médicos e bem-estar, não deixe de conferir nosso blog parceiro plano de saúde populares!


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2022 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital