ANS tira dúvidas sobre reajustes de planos individuais e familiares

ANS tira dúvidas sobre reajustes de planos individuais e familiares

Publicado em

A Agência Nacional de Saúde esclareceu reclamações a respeito dos reajustes

Foram divulgados recentemente os valores reajustes dos planos de saúde e algumas polêmicas surgiram junto aos novos números. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ressaltou na última segunda-feira, a correção da metodologia de cálculo do reajuste de planos individuais ou familiares, bem como do índice máximo de -8,19% a ser aplicado aos planos regulamentados no período de maio de 2021 a abril de 2022.

AND comenta reajustes

Em relação à contestação feita por de entidades representativas de operadoras de planos de saúde por meio de ofício à Agência e em manifestações junto à imprensa, a ANS esclareceu que não houve qualquer mudança na regra e afirma que o Fator de Ganho de Eficiência (FGE), conforme descrito na Resolução Normativa nº 441/2018, tem o propósito de estimular a eficiência, de modo a reduzir o valor do reajuste com a transferência de recursos das operadoras para os beneficiários.

Dessa forma, ainda que o valor da Variação de Despesas Assistenciais (VDA) seja negativo, o FGE será sempre positivo e reduz o índice final do reajuste.

Importante destacar que o cálculo do reajuste 2021 foi compartilhado e reproduzido pela Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia, que não apontou qualquer diferença nos cálculos reproduzidos por seu corpo técnico.

Por fim, a ANS reitera que o cálculo do índice máximo de reajuste dos contratos individuais ou familiares definidos em 2021 está correto, seguiu a metodologia aplicada pelo terceiro ano e foi ratificado por órgão técnico externo e independentes, que é o Ministério da Economia.

A Agência também disponibilizou um link com os documentos que fundamentam tais resultados aqui.

Muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre reajustes e outros pontos que envolvem planos de saúde. Um blog parceiro produziu um ótimo conteúdo que detalha todos os pontos que envolvem os convênios médicos. Tire todas as suas dúvidas sobre os planos de saúde.

Agora que você já conferiu os relatórios da ANS, venha conhecer as técnicas de venda que fazem toda a diferença na hora de concretizar o negócio. Existem outras ferramentas que podem te ajudar e muito a captar novos clientes. Na Corretores de Planos de Saúde, você encontra tudo o que precisa para realizar seu próprio marketing digital.

Faça agora mesmo o seu cadastro gratuito e usufrua de todos os benefícios da plataforma!


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2022 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital