06 Jogos para Melhorar e Estimular a Memória dos Idosos

Jogos para Melhorar e Estimular a Memória dos Idosos

06 Jogos para Melhorar e Estimular a Memória dos Idosos

Publicado em

Independente da idade, manter a saúde mental e estimular a memória é muito importante para a qualidade de vida conforme vamos envelhecendo e, principalmente, para quem chegou à terceira idade.

E, o mais legal é que existem alguns tipos de jogos que exercitam o cérebro e auxiliam na concentração, memória, trabalho em equipe e pode ser um grande aliado para prevenir doenças como o Alzheimer.

Então, confira agora a lista de jogos que a equipe do Corretores de Planos de Saúde preparou para você poder exercitar a sua mente e dos mais velhos que convivem com você.

Aproveite e também conheça todos os benefícios do milagroso suco para anemia.

Jogos para melhorar e estimular a memória dos idosos

Jogos para estimular a memória dos idosos

01- Jogo dos 7 erros

Este tipo de jogo ajuda a melhorar e estimular a memória dos idosos, porque de certa forma obriga a exercitar a sua percepção e sua capacidade de analisar as diferenças. Pois, esse jogo consiste em procurar as 7 diferenças entre duas imagens aparentemente iguais.

02- Sudoku

Já esse jogo é uma das melhores opções para ajudar a estimular a memória dos idosos, porque é um jogo de lógica. Um tipo de quebra-cabeça, que tem como objetivo colocar os números de 1 a 9 em cada linha, entre coluna e quadrados são 3 x 3, tendo como regra não poder repetir os números tanto na horizontal como na vertical.

03- Jogos de palavras cruzadas

Palavras Cruzadas, Jogo de Palavras, Caça-Palavras, independente do nome pelo qual você conhece esse jogo, saiba que ele é uma ótima alternativa para trabalhar o seu cérebro. Bem conhecido entre os idosos e muitos adoram, procurar por palavras que muitas vezes são desconhecidas estimula a memorização e adivinhação, o que faz muito bem ao cérebro.

04- Jogo de dominó

O dominó é um dos jogos mais conhecido, mas talvez não saiba, é que esse tipo de jogo estimula a concentração e o raciocínio lógico. Pois, esse jogo permite ao idoso desenvolver habilidades que ajudam na prevenção da perda de memória. Porque é preciso pensar em estratégias para estimular a memória, despertando a concentração e o raciocínio lógico. 

05- Jogo de Xadrez 

O tradicional jogo de xadrez é um ótimo aliado para estimular a memória e o cérebro. Ele é ótimo para a sociabilidade, ajuda na concentração, desenvolve capacidades de resolução de problemas e ajuda a acalmar.

06- Jogo de Cartas

Quem nunca viu idosos jogando cartas? Essa pode ser uma ótima opção para ajudar à terceira idade a estimular a mente. E, se o idoso tem familiaridade com jogos de cartas, essa é uma ótima opção, pois sempre é mais fácil convencê-los com algo que eles gostam. 

E, seja qual for o jogo de carta, a atividade requer conhecimento das cartas e peças, que faz a mente buscar por estas informações antigas, além de auxiliar bastante no desenvolvimento cognitivo.

Por que estimular a memória dos idosos?

Com o passar do tempo, a qualidade de armazenamento de novas informações começa a ser menor em idosos, é por isso que é muito importante continuar estimulando a memória dos que estão na terceira idade, e uma maneira muito divertida são esses jogos.

Eles também são ótimos por exercitar a percepção e a capacidade de analisar as diferenças, no caso do jogo dos 7 erros, onde o idoso irá procurar 7 diferenças em duas imagens que aparentemente são iguais. 

Além disso, manter o cérebro ativo, dormir bem e ter hábitos saudáveis ajudam a evitar o Alzheimer ou, ao menos, retardar o seu aparecimento.

Também pode te interessar: Hospital das Clínicas | Saiba mais sobre as instalações e especialidades

Outra forma de cuidar dos que estão na terceira idade e proporcionar uma melhor qualidade de vida é tendo um plano de saúde. Assim, você garante um atendimento de qualidade com médicos qualificados e os melhores hospitais.

Faça agora mesmo uma cotação gratuita com nossa equipe e garanta a sua saúde e a de sua família!


Voltar

Olá Corretor!

Cadastre-se para ter acesso imediato a todos os materiais, é grátis!

Cadastre-se
©2020 Corretores de Planos de Saúde
Desenvolvido por Inaweb Digital